AFRICANIDADES

Paula Beatriz Schaedler, Elisa Becher Ávila, Carina Falcão Matteu, Alissom Queiroz do Nascimento

Resumo


Objetivo: - Refletir sobre a importância da cultura africana, seu valor histórico e cultural; - Construir um espaço para o estudo sobre a cultura afro-brasileira; - Estimular o contato com elementos de socialização como capoeira, danças, narrativas, poemas, obras artísticas e cantos africanos e afro-brasileiros; - Refletir sobre os conceitos de raça, etnia, estereótipo, racismo, preconceito; - Resgatar a identidade cultural do grupo étnico Afro-brasileiro; - Realizar trabalhos (textos, músicas, danças, obras artísticas) que resgatem e valorizem a cultura afrobrasileira e, ao mesmo tempo, levem os alunos a refletir sobre o contexto cultural, social e histórico da chegada dos negros ao Brasil e sua participação na sociedade. Duração do Projeto: Ano letivo de 2017. Público Alvo: 529 alunos, dos anos finais do Ensino Fundamental. Descrição do projeto: Iniciamos as ações com o projeto ¿Geometria, cadê você?¿, de Matemática e Artes, onde alunos dos 6º anos estudaram formas geométricas, técnicas de estamparia e, principalmente, a importância do uso do pano como elemento identitário para muitos povos na África. Em Língua Inglesa, os 8º anos pesquisaram o processo histórico escravista dos EUA e do Brasil, debateram, compararam e criaram poemas, versos, Rap¿s, etc., sempre focados em uma análise crítica. A partir da leitura do livro Moçambique, de Júlio Emílio Braz, os 7º anos pesquisaram, debateram, confeccionaram cartazes e elaboraram teatros, em que cada turma ficou responsável por um conto. Em Geografia e História os alunos dos 7º anos construíram maquetes que relembravam espaços da presença negra, tais como: engenhos, senzalas, casas-grandes e quilombos, revivendo, desta forma, o percurso do negro escravizado. É importante termos a consciência de que a África é uma das responsáveis pela Língua Portuguesa que temos hoje no Brasil. Um idioma rico e variado, originado de vários povos. Sabendo disto, cada aluno do 6º ano recebeu uma palavra, cuja origem e significado deveriam pesquisar, em seguida, deveriam transcrever estes significados em português, inglês e espanhol, montando assim um Dicionário Gigante. Nas aulas de Língua Portuguesa, História e Geografia, através de leituras, pesquisas e debates, alunos dos 8º anos confeccionaram painéis e mapas ampliados, comparando o Brasil Colônia X Brasil Contemporâneo, tentando reforçar temas polêmicos e importantes como racismo, preconceito, tráfico, escravismo, entre outros. Os 9º anos realizaram um amplo trabalho sobre imigrantes africanos e seus países de origem, com envolvimento dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Educação Religiosa. Todos as atividades citadas além de serem entregues e apresentadas à turma, foram expostos na Mostra e no Aulão Africanidades, em novembro. Resultados Obtidos: Através deste projeto construímos um espaço de estudo, diálogo, resgate e valorização da cultura afro-brasileira. Os estudantes também a refletiram sobre o contexto cultural, social e histórico da chegada dos povos africanos ao Brasil e sua participação na construção da sociedade. A continuidade deste projeto nos desafia a transcender a teoria buscando ações que impactem concretamente no cotidiano de nossos alunos.

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