ESTUDO DA PERMEABILIDADE DO SOLO: CONSTRUÇÃO DE UM MINHOCÁRIO

Kelly da Silva Rebelo

Resumo


Objetivo: Promover, através de atividades lúdicas e diversificadas, situações em que a matemática seja explorada de uma forma prazerosa, significativa e contextualizada, enfatizando a compreensão e reflexão dos conteúdos abordados, possibilitando o aprimoramento de noções matemáticas. Duração do Projeto: O projeto teve início em 2015. Público Alvo: Estudantes do 2º ao 5º ano, do ensino Fundamental Descrição do projeto: No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), o Brasil ocupa, na matemática, o 66° lugar no ranking de 70 países. Segundo esta avaliação mais da metade dos estudantes brasileiros não atingiram o nível mínimo esperado, considerado básico de aprendizagem. Neste contexto se insere este projeto - Laboratório de Matemática -, com o intuito de modificar esta realidade. Para isso, recorremos ao uso de metodologias que estão sendo apontadas como promissoras no ensino desta disciplina. A resolução de problemas matemáticos, na perspectiva dos campos conceituais de Vergnaud vem evidenciando resultados positivos na aprendizagem dos educandos (JUSTO, 2009). Pesquisas apontam a potencialidade dos jogos na aprendizagem matemática (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2007). Este projeto teve início em julho de 2015. Inicialmente o atendimento era ofertado aos estudantes de 4º e 5º anos. No entanto, atualmente foi estendido aos estudantes do 2º ao 5º ano. Cada turma ao ser atendida é divida em dois grupos. Enquanto metade da turma permanece em sala com a professora regente da turma, a outra metade trabalha no Laboratório de Matemática. Após um período é feita a troca destes grupos. Cada turma é atendida uma vez por semana. Esses encontros visam possibilitar aos estudantes uma interação prazerosa e significativa com a matemática. Para isso são utilizadas como metodologias principais a resolução de problemas matemáticos e os jogos. Além deste trabalho, teve início neste mesmo espaço, em 2016, o projeto intitulado ¿Clube da Matemática¿. Embora as avaliações nacionais e internacionais apresentem resultados alarmantes em relação à aprendizagem da matemática no Brasil, é notória a existência de estudantes que se destacam nesta disciplina, apresentando um elevado conhecimento, assim como, uma identificação com esta área. Neste contexto surge o projeto Clube da Matemática, procurando contribuir com a evolução dos estudantes que apresentam um bom desempenho. Resultados Obtidos: Ao iniciar o trabalho no Laboratório de Matemática era comum escutar dos estudantes - eu não sei fazer ¿ ao propor alguma atividade. Nem ao menos tentavam realizar a tarefa, se negavam, dizendo que não conseguiam. Aos poucos essa realidade foi se transformando, e atualmente é comum os estudantes solicitarem mais uns minutos para tentar achar a solução na resolução de um problema. Independente de resolver adequadamente os problemas matemáticos, a iniciativa e a confiança na possibilidade de que são capazes de resolver a questão, já se mostra como uma grande conquista. Observa-se que os estudantes que frequentam este espaço vêm apresentando avanços no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e metacognitivas, que os auxiliam na precisão de seus cálculos e na interpretação dos problemas. Os avanços na aprendizagem são evidenciados diariamente através das atividades realizadas e dos registros do professor. Esses avanços também foram demonstrados através da conquista do 2ª lugar em dois anos consecutivos na Gincana Matemática do município de Canoas. Assim como, por um maior envolvimento dos estudantes na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Apesar dos resultados serem positivos, o caminho a ser percorrido é longo, sempre buscando que este espaço se consolide como um ambiente agradável e que promova a aprendizagem matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.