PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Vera Lucia Felicetti, Priscilla de Souza Pitta, Kelly Albistat Oliveira Gonçalves, Marta Janice da Silva Murussi

Resumo


Objetivo: Criar condições de aprendizagem para que a leitura e escrita sejam prazerosas, além disso resgatar sentimentos da própria pessoa que conta a história no sentido de enriquecer as experiências infantis, estimulando os alunos a atenção e a imaginação para recontar novas histórias. Duração do Projeto: Ano letivo: 2016 a atual. Público Alvo: Alunos dos Anos Iniciais da Escola de Ensino Médio Professor Alcides Cunha na cidade de Porto Alegre. Descrição do projeto: Na primeira fase, julho de 2016 a setembro de 2016, o objetivo era revitalizar o espaço físico da biblioteca realizando atividades como pintura, limpeza e conserto elétrico. A segunda fase ocorreu concomitante a terceira tendo a segundo os objetivos de restaurar e organizar o acervo, bem como a renovação do mobiliário. Nesta fase, há a necessidade de alunos bolsistas de iniciação científica júnior? IC-EM que paralelamente ao trabalho de organização receberam preparação para a realização de pesquisa escolar no âmbito da biblioteca. Já o objetivo geral da terceira fase é desenvolver atividades educacionais de orientação e incentivo a leitura e pesquisa com a parceria de docentes e discentes do Programa de Pósgraduação em Educação da UNIVERSIDADE LA SALLE, associada à participação ativa de docentes e alunos da escola. Esta fase inclui oficinas de formação pedagógica e didática aos professores da escola. Também na terceira fase é desenvolvida a hora do conto em língua espanhola pela Bolsista PNPD/CAPES Adriana Pineda Robayo, onde a mesma contará com o apoio dos bolsistas de IC-EM. Além da bolsista PNPD está prevista a participação na hora do conto de um professor visitante, especialista no ensino de Inglês para estrangeiros da Universidade de “Utah” Estados Unidos. Espera-se com este projeto construir uma relação entre a cultura, o acervo e a função pedagógica docente de modo a apoiar o processo de ensino e aprendizagem na comunidade escolar através de diferentes atividades, envolvendo as diversas áreas do conhecimento em trabalho conjunto entre Educação Básica e Pós-graduação. Dentro do projeto Biblioteca Viva, existe um projeto de Contação de histórias. No mês de agosto contou-se a história do Pequeno Príncipe utilizando fantoches. Contar uma história influencia uma criança a querer ler, e usando fantoches, além de tornar a contação mais interessante, ensina as crianças, principalmente dos anos iniciais, expressões e palavras novas, já que os fantoches estão se movimentando de acordo com a história. Outro benefício da contação é a de que o contador é levado novamente a sua infância, resgatando sentimentos esquecidos e tendo uma nova visão do mundo. Resultados Obtidos: Ainda está em processo pois a escola é um lugar de construção de aprendizagens e conhecimentos e a contação de histórias só irá contribuir para as novas aprendizagens. Sabemos que a avaliação de todo projeto é contínua. Será satisfatória quando o objetivo do projeto tornar-se visível na prática de sala de aula e no momento em que os alunos começarem a apresentarem bons argumentos, bons textos e escritas claras dos seus textos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.