ESTUDO DA PERMEABILIDADE DO SOLO: CONSTRUÇÃO DE UM MINHOCÁRIO

Bruna Carolina Eckerleben, Simoni Priesnitz Friedrich

Resumo


Objetivo: Relacionar os tipos de solo ao seu uso em situações do dia a dia, reconhecendo que a permeabilidade de cada tipo de solo depende das partículas que o compõem. Duração do Projeto: 1 ano Público Alvo: 4 ano (E. Fundamental) Descrição do projeto: Pesquisas têm indicado que, de modo geral, nas salas de aula tradicionais, predomina o caráter enfadonho e desestimulante da Zoologia (Amorim et al., 2001). Para tentar superar esse obstáculo, pensou-se numa estratégia que envolvesse o aluno de forma ativa na busca do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo de relacionar os tipos de solo ao seu uso em situações do dia a dia, reconhecendo que a permeabilidade de cada tipo de solo depende das partículas que o compõem. O mesmo originou-se a partir de uma reflexão nas aulas de Ciências Naturais, com a turma do 4º ano do ensino fundamental, do Colégio La Salle Medianeira. O procedimento empregado foi a criação de um minhocário, com o objetivo de mostrar-lhes que solos férteis são permeáveis e permitem que a minhoca transite por eles. Esses solos, permitem, também, a adubação orgânica e o desenvolvimento das plantas. As minhocas são animais detritívoros, ou seja, se alimentam de restos orgânicos, com isso reciclam a matéria orgânica, auxiliando na decomposição, ao mesmo tempo em que enriquecem o solo, uma vez que expelem húmus ao ingeri-la. O trabalho teve o auxílio do pai de um aluno, que colaborou com o material para a construção do minhocário, explicou, ainda, aos alunos que as minhocas não gostam de solo seco ou úmido demais. Para a construção do minhocário foram utilizados os seguintes materiais: caixa de vidro, minhocas e terra. Após a construção do minhocário e a introdução de mais de 100 minhocas no mesmo, os alunos puderam observar como as minhocas afofam a terra tornando-a ótima para o cultivo. Eles ainda tiveram o cuidado de sempre manter a caixa de vidro, local do minhocário, com restos e cascas de frutas para alimentar as minhocas. Protegendo da chuva e do calor em excesso, para elas não saírem do local. O experimento mostrou como é feita a adubação natural do solo, para ser utilizado no plantio de flores e outras plantas. Resultados Obtidos: Os alunos puderam perceber após alguns dias, como o solo, que antes era pobre em húmus, foi se tornando adequado para o plantio. Nunca deixavam de alimentar as minhocas, colocando restos de frutas, cascas para as mesmas não sair do minhocário. Cuidando, também, para não ter água em excesso, para isso ele foi protegido da chuva. Depois de alguns meses, sempre cuidando e observando o minhocário, os alunos tiveram a oportunidade de usar esse solo humoso, para o plantio de flores na escola. As minhocas transformam os resíduos orgânicos em húmus, um dos melhores e mais nutritivos adubos que existem. O uso desse adubo melhora a fertilidade do solo, aumentando a capacidade de retenção das plantas na absorção de nutrientes e contribuindo assim, para a reprodução de micro- organismos que são benéficos às plantas.

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