PROJETO SIM: SABER IMAGINAR

Márcia Andréia de Castro Beppler

Resumo


O título do presente artigo ocorreu no ano letivo de dois mil e dezesseis com as turmas de Primeiros e Segundos Anos do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio de Estrela/RS. Teve como objetivos mobilizar as áreas do conhecimento de forma gradativa e lúdica; fomentar diferentes maneiras de pensar e reinventar a escrita através de práticas sociais de leitura e escrita para complementar o fazer pedagógico desenvolvido em sala de aula. O projeto foi fundamentado em estudos de Piaget , Ferreiro, Soares, Rojo e Solé. A criança em alfabetização aprende e é capaz de expressar o que aprende quando encontra sentido, desenvolvendo habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras. O nome do projeto surgiu no período de férias escolares e a sigla significa SABER IMAGINAR. Com um período semanal o SIM forneceu suporte às professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no fazer pedagógico em sala de aula, na fase da alfabetização inicial, em vivências diferenciadas nas formas de ler, pensar e perceber o universo da escrita. O fazer pedagógico do SIM, envolvia práticas interdisciplinares, partindo de história, música, jogo ou experimento, que conversavam com diferentes áreas do conhecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.